Rumores afirmam que Google testa sistema de pagamento para competir com Apple Pay


image

Rumores recentes alegam que a Google está testando um sistema de pagamento móvel que recebe o codinome “Plaso” (se pronuncia “play-so”) nos seus escritórios e em cooperação com empresas populares como o Papa John’s and Panera Bread. A Samsung também já foi mencionada em especulações sobre um serviço semelhante.

Não seria surpreendente que um novo sistema de pagamento móvel Google esteja em desenvolvimento pela gigante. A baixa taxa de adesão do Wallet e o Softcard tornou óbvio que os pagamentos com NFC não estão se convertendo em um hábito entre os consumidores, pelo menos nos EUA – no Japão o cenário é um pouco mais promissor. Google, no entanto, pode estar interessado em ir além do paradigma NFC para algo que seja menos dependente de um hardware especial.

O Plaso, de acordo com o relatório do site The Information, funcionaria assim: você entra em uma loja, começa uma transação para comprar algo escolhendo seus produtos (ou provavelmente antes mesmo de chegar lá), e o caixa, em seguida, pede suas iniciais. Você responde, então o caixa procura na interface do Plaso utilizando, por exemplo, um smartphone, encontra essas iniciais, e depois de alguma forma a fatura da compra chega para você. O caixa localiza suas iniciais a partir de uma lista de dispositivos com Plaso habilitados dentro do alcance do sinal Bluetooth, para garantir que você está realmente presente na loja. Ou seja, o Bluetooth servirá como um identificador para seu aparelho com o Plaso.

Como os pagamentos serão processados, não é explicado. Mas a fonte afirma que os negociantes e vendedores precisam apenas de um smartphone para realizar transações. O relatório não está claro nesse aspecto, por isso há muito espaço para especulação.

Se este novo sistema realmente significa uma substituição dos pagamentos NFC, não podemos prever. Mas a falta de adoção desse sistema pode pelo menos fazer do Plaso um potencial sucessor a longo prazo. O que é curioso sobre Plaso, porém, é que ele se parece muito com Square Wallet, um serviço que a Square interrompeu cerca de um ano atrás. O sistema da Square foi muito similar – você encomenda itens em seu smartphone com o fornecedor, e quando você chega até a loja fornece ao caixa o seu nome; eles o identificam pela sua foto de perfil, e, em seguida, entregam tudo o que você encomendou.

Especula-se que a Square esteja trabalhando para se tornar independente dos produtos da Apple para trabalhar com Android. Isso porque a Maçã é um concorrente em sistemas de pagamento móvel, e ela poderia facilmente bloquear os serviços da Square em seus produtos ou tomar outras medidas para favorecer as lojas a utilizarem o Apple Pay. Portanto não seria surpreendente se Google e Square firmassem uma parceria.

Fonte: tudocelular.com.br

Deixe um comentário