Microsoft poderá trazer o novo navegador Spartan para o Windows 10


Spartan Browser

O Internet Explorer, venerável mas muitas vezes desprezado navegador da Microsoft, pode estar prestes a perder seu posto de browser padrão no sistema operacional da empresa.

Thomas Nigro, chefe do programa Microsoft Student Partner, mencionou no Twitter em 18 de dezembro que o Windows 10 apresentará um novo navegador web padrão que teria um nome diferente do tradicional.

Já Mary Jo Foley, observadora de longa data da Microsoft na ZDNet, aprofundou-se com relação ao tweet, citando fontes anônimas que diziam que o Internet Explorer 11, navegador padrão no Windows 8.1, ainda estaria presente no Windows 10 para manter a compatibilidade com versões anteriores.

O novo navegador é conhecido pelo codinome “Spartan” (Espartano), de acordo com Foley.

No entanto, a transição do IE para o Spartan parece ser mais um exercício de “rebranding” — dar uma nova marca a um produto antigo — do que propriamente uma grande mudança técnica.

O novo navegador ainda usará o motor de JavaScript Chakra da Microsoft, bem como seu motor de renderização Trident, diz Foley, em vez de um motor não exclusivo, como o WebKit. Em tempo, o Safari, da Apple, usa WebKit, e o Google Chrome é baseado em um “fork” (uma derivação) do software de código aberto chamado Blink.

O Spartan vai ter visual e funcionalidades semelhantes às do Chrome e do Firefox, suportando também extensões, de acordo com o relatório do Foley. O navegador “leve” estará disponível no desktop e em dispositivos móveis no Windows 10.

A Microsoft deve revelar muitos dos novos recursos do Windows 10 em um evento em 21 de janeiro em Redmond, na sede da empresa, no estado americano de Washington. Em tempo, Dean Hachamovitch, veterano chefe do IE, deixou a Microsoft no início de dezembro.

As informações são do “Mashable”.

Deixe um comentário